PARE, OLHE, ESCUTE


      Você já ouviu falar nos 10 mandamentos? Na Igreja Luterana é comum que as pessoas aprendam, em algum momento da vida, sobre os 10 mandamentos. Amar a Deus acima de tudo, preservando o seu nome e valorizando a sua Palavra, amar ao próximo como você ama a si mesmo, honrando autoridades, preservando a vida, a família, os bens, e a reputação do outro. Tudo isso a gente encontra no Livro de Êxodo, no capítulo 20.
    Toda vez que vou para a igreja aqui na cidade de São Vicente, litoral do estado de São Paulo, eu passo num cruzamento da estrada com a linha do trem. O trem já não passa mais, mas ainda está lá uma placa, que diz: PARE, OLHE, ESCUTE. 


    Os mandamentos de Deus nos dizem mais ou menos a mesma coisa. Num primeiro momento aquelas palavras nos fazem PARAR com o pecado desenfreado na nossa vida. São sinal de alerta e funcionam como freio para nossa natureza pecadora. Num segundo momento as mesmas palavras nos servem de espelho, para OLHARMOS e nos enxergarmos nelas. Elas nos mostram a nossa real condição diante de Deus: transgressores da sua santa vontade. E se pararmos por aí, o desespero tomará conta de nós. Quando olhamos com sinceridade para dentro de nós mesmos, percebemos que não há nada em nós que nos torne justos diante de Deus.
      É neste momento que precisamos lembrar das palavras da Primeira Carta de Pedro, capítulo 3, verso 18: "Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar vocês a Deus." Jesus Cristo é quem restaura a comunhão de Deus com os seus filhos. Foi o sofrimento de Jesus na cruz, e a vitória dele sobre a morte, que tornou possível o acesso a Deus, que pelo Batismo nos chama de seus filhos.
    
      A partir daí podemos olhar para os mesmos 10 mandamentos e ESCUTAR a voz de um Pai que conduz os filhos pelo melhor caminho. Um Pai que ama de maneira incondicional e que tem prazer em aconselhar seus filhos e filhas pelo caminho do amor ao Pai e ao próximo.

     Quando você se deparar com os 10 mandamentos de novo, lembre-se da placa no cruzamento do trem. PARE de pecar, OLHE para a sua vida diante de Deus, creia que Jesus pagou o preço e lhe dá perdão e vida eterna, e ESCUTE a voz do Pai que lhe orienta por toda a sua vida.

Mensagem Pastor Marcos Schlemer Weide
Congregação Evangélica Luterana da Paz - IELB
São Vicente-SP e Baixada Santista


Nenhum comentário: