História Liga de Servas Luteranas do Brasil


Há registros sobre o trabalho das senhoras nas congregações luteranas desde muito cedo na sua história.
Conforme escreveu o Rev. Carlos Henrique Warth, “lemos nos anais do nosso Seminário Concórdia de Porto Alegre, que no seio da Comunidade “Cristo”, no ano de1909, se organizou uma sociedade de senhoras sob a presidência da Srª Maria Tetzlaff, cozinheira e dona de casa do Seminário, para trabalhar em prol dos estudantes necessitados. Sabemos que bom número de senhoras serviram, lavando e consertando a roupa dos estudantes e aos domingos os convidando para o almoço em suas casas. Dessa maneira ajudaram o Seminário na formação de obreiros para a igreja.” CRÔNICAS DA IGREJA, pág. 208, Concórdia Editora, 1979. 


Os Departamentos foram surgindo conforme a necessidade da época e com objetivo de estudar a palavra de Deus e de ajudar a quem precisasse. No dia 4 de julho de 1956 se reuniram representantes das sociedades de senhoras do Distrito Portoalegrense, na Congregação São Paulo, de Porto Alegre, com o objetivo de fundar a Liga de Senhoras Luteranas do Brasil. O convite partiu da Srª Otília Müller, que presidiu a reunião. O estudo sobre o Salmo 100.2 “Servi ao Senhor com alegria”, feito pelo Pastor George John Müller se tornou o lema da Liga Geral. Realizou-se a eleição da diretoria provisória da Liga, com o seguinte resultado: Otília Müller, presidente; Elisabeth Kunstmann, secretária; Maria Rehfeldt, tesoureira. A coleta deste dia foi destinada à caixa dos estudantes necessitados. Estiveram presentes 93 senhoras, representando as uniões femininas de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Rolante, Jaguari e Joaçaba.

A fundação de 4 de julho de 1956, foi considerada provisória, convocando-se oficialmente o 1º congresso. Em 16 e 17 de janeiro de 1957, na capela do Seminário Concórdia, em Porto Alegre, foi realizado o 1º Congresso Nacional da LIGA DE SENHORAS LUTERANAS DO BRASIL, com a presença de 23 departamentos e 103 delegadas, das quais algumas vindas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo. Discutiu-se e aprovou-se o projeto dos estatutos. Houve eleição da diretoria geral: Srª Otília Müller, presidente; Srª Martha Heine, secretária; Srª Edite Karg, correspondente; Srª Erna Goerl, tesoureira; conselheiros os Revs. Ernesto Augusto Heine, Elbert Ludwig Schelp e George John Müller.

Fonte: Site LSLB

Nenhum comentário: